OS DOIS BODES DE YON KIPUR
OS DOIS BODES DE YON HA
KIPURIM
Introdução: Minha proposta com este estudo é expor
uma curiosidade relacionada ao julgamento e execução de Yeshua. O destaque de
tudo é o famoso personagem envolto nesta história chamado Barrabás. O que
poucos sabem é que o nome Barrabás é de origem aramaica e significa
literalmente “Filho do Pai” - sendo Bar o equivalente em aramaico para Filho e
Abba para Pai. Muito além de ser apenas uma figura coadjuvante no
julgamento de Yeshua, Bar-Abba passará, a partir deste artigo, a prefigurar
como protagonista nesta história junto á seu xará Yeshua. Sim, você não
compreendeu de forma errada, eu disse xará! Na Bíblia Judaica Completa de
David H. Stern, exatamente no livro de Matityahu (e somente neste livro)
aparece a seguinte informação no capítulo 27 do versículo 15 e 16:
“Ora, por ocasião da
festa (de Pessach) costumava o governador soltar um preso, escolhendo o povo
aquele que quisesse. Nesse tempo tinham um preso notório, chamado Yeshua Bar-Abba.” Matityahu 27:
15,16
Nesta tradução, aparece o primeiro nome de
Bar-Abba, sendo este nada mais, nada menos, que Yeshua! Isto é mais que
interessante, pois no versículo seguinte é possível observar o destacamento
diferenciado ao referir-se à Yeshua o nosso redentor de forma bem nítida afim
de não confundir os personagens:
“Portanto, estando o povo reunido, perguntou-lhe Pilatos: Qual
quereis que vos solte? Bar-Abba, ou Yeshua, chamado o Mashiach?
Entendendo que os dois eram chamados Yeshua,
compreende-se o porque da ênfase “Yeshua chamado o
Mashiach (Ungido)” quando o referido é o filho de Yossef
(José). Isto é notório se si entender que havia duas pessoas com os mesmos
nomes. O que não seria de fato um absurdo pois na própria bíblia aparecem
outros “Yeshuas”. Um exemplo clássico é o mago de Atos capítulo 13 e verso 6
chamado Bar’Yeshua, isto é: “Filho de Yeshua”, traduzido comumente como
Bar-Jesus:
“Havendo atravessado a ilha toda até Pafos, acharam um certo mago, falso
profeta, judeu, chamado Bar-Jesus” AT 13:6
Logo, Bar-Abba (Barrabás) ter o primeiro nome e
sendo este justamente Yeshua (como sugere a tradução da Bíblia Judaica
Completa) é algo plausível, aja visto cumprir uma antiga profecia ritualística
no meio sacerdotal em Israel!
Vaykrá (Levítico)16:2-23
Versos 2-5: - “Disse, pois, o
YHWH a Mosheh (Moisés): Dize a Arão, teu irmão, que não entre em todo tempo no
lugar santo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca,
para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.... E da
congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para
oferta pelo pecado...
Repare que dois bodes eram postos para oferta
pelo pecado do povo de Israel no dia da Expiação (Yom Kipur). Estes bodes eram
Idênticos, mesmo porque era necessária grande averiguação exigida pelo próprio
YHWH para aceitação de um animal como oferta à Elohim. Os mesmos não podiam ter
nenhuma mancha, muito menos sarnas ou defeitos. Isto é reforçado quando nos versos
7 e 8 é relatado o sistema de “lança-sorte” para a escolha de qual dos dois
bodes seria para o Eterno:
“Também tomará os dois bodes,
e os porá perante o YHWH, à porta da tenda da revelação e Arão lançará sortes
sobre os dois bodes: uma pelo YHWH, e a outra por Azazel”
Neste caso, os
dois bodes necessariamente teriam que atender as características previstas no
código de lei judaica por não saber qual dos dois seria o “Escolhido” para
YHWH. Assim sendo, temos como vislumbrar os dois personagens apresentados
diante do sinédrio, um chamado Yeshua Bar-Abba e o outro Yeshua Bem-Yossef
(Filho de José) o Mashiach! Quando o povo escolheu Yeshua Bar-abba (filho do
Pai) para ser solto, na verdade, sem saber, selecionou Yeshua o verdadeiro Filho do Pai para morrer por expiação dos pecados
dos filhos de Israel, a muito profetizado por figuras e sombras das coisas
futuras!
UM BODE PARA YHWH E O OUTRO PARA
AZAZEL
Outro elemento interessante que surge neste
estranho ritual é a Expressão Azazel. Este nome surge várias vezes no Sefer
Hanork (Livro de Enoque), encontrado em Qum’rram – Israel referindo-se a um
anjo caído o qual se atribui todo o pecado. Azazel tem em sua raiz etimológica
o significado de “O Bode Exilado”! Então quando a Torah ordena a soltura do
bode para Azazel, esta enviando para o Bode exilado. Sabemos, é claro que
HaSatan é o bode exilado do seu lugar de origem e principalmente da presença de
Elohim:
“Respondeu-lhes ele (Yeshua): Eu via HaSatan, como raio, cair do
céu” Lucas 10:18
“E foi precipitado o grande dragão, a
antiga serpente, que se chama o Diabo e HaSatan (O Acusador), que engana todo o
mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com
ele....Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra
e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo
lhe resta” AP. 12:9-12
O QUE SIGNIFICA EXILAR UM BODE PARA
AZAZEL, O BODE EXILADO?
De fato o bode escolhido em sorte para o YHWH
era executado e com seu sangue, se expiava a culpa dos filhos de Israel. O
Kohen Gadol (Sumo Sacerdote) sujava as pontas dos dedos com o sangue do bode
aspergindo sete vezes (além do véu) sobre a tampa do propiciatório que estava
encima da arca da aliança. Fazendo isto, o sumo sacerdote contaminava o lugar
santíssimo (o sangue contamina segundo a Torah), assim como o lugar santo, que
da mesma forma, era aspergido sete vezes sobre o altar. As Escrituras enfatizam
que sem derramamento de sangue não há purificação de pecados. Logo o bode para
HaShem era sacrificado representando Yeshua o Cordeiro que expia os pecados do
mundo! Mas o bode para Azazel, todos os anos, não era sacrificado, mas levado
diante do YHWH antes do ritual realizado com o primeiro bode:
“Então apresentará o bode sobre o qual cair a sorte pelo YHWH, e o
oferecerá como oferta pelo pecado; mas o bode sobre que cair a sorte para
Azazel será posto vivo perante o YHWH, para fazer expiação com ele a fim de
enviá-lo ao deserto para Azazel.... 20 Quando Arão houver acabado de fazer
expiação pelo lugar santo, pela tenda da revelação, e pelo altar, apresentará o bode vivo; e, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniqüidades dos
filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e
os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á para o deserto, pela mão de um
homem designado para isso”
É importante
realçar que o “Bode Vivo” só recebia as transgressões dos filhos de Israel após
o sacrifício do primeiro bode que era para o HaShem. Então o bode inocente
morria para pagar os pecados de Israel e o bode vivo por imposição das mãos do
sacerdote e confissão recebia sobre si toda a culpa (fazendo dele o responsável
pelas iniqüidades de todo o povo). O bode para azazel, depois do ritual, era
considerado o único responsável por tudo e devia ser solto no deserto bem longe
do arraial dos israelitas. Isto assinalava em linguagem figurativa que os
pecados dos filhos de Avraham haviam sido extirpados do meio do arraial através
da partida do “bode transgressor”!
PARALELISMOS
Dois cordeiros, dois Yeshuas
Profecia: “Também tomará os dois bodes, e os porá perante o YHWH, à porta da
tenda da revelação e Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo YHWH, e
a outra por Azazel” Vaykrá (Lv) 16:2-5
Cumprimento: Esta profecia se cumpriu em tudo na pessoa de Yeshua. Na ocasião, dois
“Yeshuas” foram postos diante do sinédrio e da multidão:
“Logo de manhã tiveram conselho os
principais sacerdotes com os anciãos, os escribas e todo o sinédrio; e
maniatando a Yeshua, o levaram e o entregaram a Pilatos. Pilatos lhe perguntou:
És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Yeshua: É como dizes.... E havia um, chamado (Yeshua) Bar-Abba, preso com outros sediciosos, os
quais num motim haviam cometido um homicídio” Marcos 15:1-7
Nota: A palavra Yeshua quer dizer O Eterno Salva, mas dentro da expressão
Yeshua tem o equivalente bem ao longe para bode (cordeiro). No caso, realmente
havia um cordeiro (bode) que salva e outro Yeshua (“cordeiro”) que não foi
sacrificado, não podendo assim salvar a ninguém.
Sobre os dois foram lançado “sortes”
Profecia: “Arão lançará sortes sobre os dois bodes...” Vaykrá (Lv) 16:2
Cumprimento: “O governador, pois, perguntou-lhes: Qual dos dois (Yeshuas) quereis que
eu vos solte?” Matityahu (MT) 27:21
UM BODE FOI CONDENADO E O OUTRO
LIBERTO
Profecia: “Então imolará o bode da oferta pelo pecado, que é pelo povo, e
trará o sangue o bode para dentro do véu.... 16 e fará expiação pelo santuário
por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, sim, de
todos os seus pecados.... 20 Quando Arão houver acabado de fazer
expiação....apresentará o bode vivo; e, pondo as mãos
sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre
ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel....e os porá sobre a cabeça do
bode, e enviá-lo-á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso”
Cumprimento: “Ora, por ocasião da
festa (Pessach) costumava o governador soltar um preso, escolhendo o povo
aquele que quisesse. Nesse tempo tinham um preso notório, chamado Yeshua
Bar-Abba... 20 Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram as
multidões a que pedissem Bar-Abba e fizessem morrer Yeshua. O governador, pois,
perguntou-lhes: Qual dos dois quereis que eu vos solte? E disseram: Bar-Abba”
Nota: O texto relata que “por ocasião da festa” era costume do governador
soltar um prisioneiro por votação do povo. Sabemos que a festa em questão é a
Pêssach (páscoa) judaica, festa do YHWH. Este costume se dava por uma
observação obvia: A Pêssach é a festa onde se comemora a LIBERTAÇÃO DO POVO
HEBREU da casa da servidão! Então, como memorial da grande libertação do Egito,
os israelitas procuravam, por ocasião da festa, libertar um prisioneiro
também! Isto tudo ocasionou no cumprimento da profecia ritualística onde
um bode era morto e o outro solto.
Conclusão: Não sabemos o que aconteceu com Yeshua Bar-Abba depois de sua soltura.
No entanto, podemos visualizar ao longe que seu fim não deve ter sido dos
melhores uma vês que na Torah o bode solto era entregue aos cuidados de
HaSatan. A antiga tradição judaica diz que o bode para Azazel, isto é, para o
“bode exilado” era precipitado com vida em um penhasco. Mas nada podemos
afirmar com certeza. Porem, como toda a profecia se cumpriu de forma
maravilhosa e exemplar, podemos dizer que Yeshua Bar-Abba foi achado culpado
diante de Elohim.
Yeshua nosso Mashiach, tendo sofrido a morte por nossas enfermidades
espirituais, levou consigo nossos pecados cumprindo a exigência da Torah: A
Torah requer a morte do transgressor! O fato de Elohim ter enviado seu filho
inocente para morrer e cumprir essa exigência nos garante absolutamente que a
Torah é imutável. Pois se assim não fosse, não necessitaria fazer Yeshua sofrer
tanto como sofreu e Elohim certamente faria de outra maneira o resgate da
humanidade sob o domínio do Acusador. Mas diante do tribunal de Elohim, HaSatan
receberá a culpa e a responsabilidade por toda a transgressão da Torah,
recebendo por isto a aniquilação eterna! Os santos justificado pela morte de
Yeshua apontará o culpado por sua antigas iniqüidades, HaSatan. O que aconteceu
no julgamento de Yeshua e nas cerimônias anuais de Yom Kipur retrata o grande e
terrível dia do verdadeiro e definitivo YON HA'KIPURIM (O DIA DO JUIZO FINAL)!!
Santirlon Santos, Navy(PROFETA) das Ketuvim,(ESCRITURAS) e ESTUDIOSO DIDÁTICO das Ketuvim (ESCRITURAS) ORIGINAIS que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Yeshua Ha’Maschiyah, vos saúdo com o shalom de Yeshua Ha’Maschiyah Bem Helohim Há’Shem Y’H’W’H’.
“ORA VEM ADONAY YESHUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.