YESHUA, O FILHO
BIOLÓGICO DE YOSEF
Neste
estudo trataremos de um assunto muito delicado quanto à pessoa de nosso querido
Yeshua, o messias salvador e rei de Israel.
Este
tema poderá gerar polêmica pelo fato de muitas pessoas absorverem os
ensinamentos eclesiásticos sem conferirem devidamente no contexto bíblico
geral, se o que lhe foi apresentado realmente condiz com a verdade bíblica, uma
vês que não é contraditória.
Princípio básico
As genealogias bíblicas que chamamos de “árvores genealógicas”, são
provenientes da semente do varão. Isto é, do sêmen, por isso a tal árvore
genética de um clã (tribo), por exemplo, contava-se através dos homens, varões
e não das varoas.
Para que Yeshua seja o verdadeiro
messias, conforme a predição profética é necessário que ele seja filho carnal (descendente)
de David, sendo assim, descendente carnal da tribo de Yehudah e
consequentemente filho de Yosef (esposo de Miriam), caso contrário, não se
cumpre nele o plano messiânico relatado nas profecias, inclusive nos salmos,
assim como na Torah.
Genealogia de Mateus
1)- FILHO CARNAL DE YOSEF (JOSÉ):
O texto em destaque abaixo oriundo do grego acostumou a ser traduzido
assim:
Mateus 1:16; “...e a Jacó nasceu José, marido de Maria, da qual nasceu Yeshua, que se chama
Mashiach”
Nota: Sempre o Yosef (José) da genealogia de
Matityahu (Mt) foi apresentado, como pôde ser visto, como o MARIDO de “Maria”
Miriam. A grande questão é que quase por unanimidade entre os estudiosos se diz
que o livro de Mateus foi oriundo do hebraico. Na forma aramaica (que é oriundo
do hebraico) a palavra GA’BRA, usada na genealogia, pode ser tomada tanto como
marido quanto pai. Os tradutores optaram por traduzir a expressão
aramaica GA’BRAcalejadamente como
esposo em vês de Pai, talvez devido a influencia do Yosef esposo, o que
ocasionou uma tremenda contradição na genealogia em Matityahu. É importante
salientar o que tudo indica, é que Miriam teve dois
“Yosefs” em sua vida. Um todo mundo conhece, o seu esposo, enquanto o outro
Yosef era o seu pai, que era xará de seu marido, ambos mal traduzidos como
José. Assim, quando aparece o nome Yosef na genealogia de Matityahu, a
expressão aramaica GA’BRA deve ser traduzida como PAI e não ESPOSO. Esta tese é
reforçada no verso dezessete com a afirmação de que o Mashiach devia aparecer
depois de três sequencias de 14 gerações após Avraham (Abraão):
MT 1:17: “De sorte que todas as gerações, desde
Avraham (Abraão) até David, são catorze gerações; e desde David até a
deportação para a Bavel, catorze gerações; e desde a
deportação para a Bavel até o Mashiach (Messias), catorze gerações”
Sendo assim, 14+14+14 é igual a 42, no
entanto, em Mateus temos 14+14+13 sendo o equivalente a 41, faltando uma geração justamente no
último bloco, onde aparece a expressão ambígua Ga’bra:
1º BLOCO DE 14
DE AVRAHAM A DAVID.
1º Avraham;
2º Itz’Chak;
3º Ya’akov;
4º
Yehudah;
5º
Peretz;
6º
Hetzron;
7º
Ram;
8º
Amminadav;
9º
Narchshon;
10º
Salmom;
11º Bo’az;
12º Ovede;
13º Yshai;
14º David.
2º BLOCO DE 14
DE DAVID A DEPORTAÇÃO PARA BAVEL.
1º Sh’lomon ;
2º Rechavam;
3º Aviyah;
4º
Asa;
5º
Yehoshafat;
6º
Yoram;
7º Uziyahu;
8º Yotam;
9º Achaz;
10º
Hizkiyahu;
11º
Menasheh;
12º
Amon;
13º Yoshiyahu;
14º Y’khanyahu.
3º BLOCO DE 14
EXÍLIO DE BAVEL
1º Sh’altiel;
2º Zerubavel;
3º Avihud;
4º Elyakim;
5º Azur;
6º Tzadik;
7º
Yakhin;
8º
Elichud;
9º
El’azar;
10º Mattan;
11º Ya’akov;
12º Yosef (“esposo”) de
Miriam;
13º Yeshua;
14º (?).
Comentário: De fato, se você
somar no capítulo um de Matityahu (Mateus), vai encontrar 14 gerações de
Avraham a David. De David a deportação babilônica, também dá 14 gerações. O
erro grave é que da deportação babilônica até o Mashiach, só dá 13 gerações!
Como isso é possível se no verso 17 a afirmação é de 14?
EXPLICAÇÃO: O termo correto seria
tomar Yosef como (GA’BRA) pai de Miriam. Yosef era um nome muito popular em
Israel e com certeza este era o nome também de seu pai. Por isso, dessa forma,
seria contado mais um nas gerações e daria 14, solucionando a imensa
contradição! Então as últimas 14 gerações antecedentes à Yeshua são:
3º BLOCO
DE 14
EXÍLIO DE BAVEL
1º Sh’altiel;
2º Zerubavel;
3º Avihud;
4º Elyakim;
5º Azur;
6º Tzadik;
7º
Yakhin;
8º
Elichud;
9º
El’azar;
10º
Mattan;
11º
Ya’akov;
12º
Yosef;
13º Miriam;
14º Yeshua;
Traduzindo corretamente:
Matityahu 1:16; “...e a Ya’akov nasceu Yosef pai de Miriam (Maria), da qual
nasceu Yeshua, que se chama Mashiach (Ungido)”
O incrível é que em apenas três
versículos adiante, no verso 19, quando o autor faz referencia ao esposo de
Miriam, a palavra usada não foi GA’BRA e sim, BA’lA raiz de BA’AL conotando
explicitamente marido, dono! Esta variante parece proposital, pois desta forma,
não tem como confundir os “Yosefs”.
“...E como Yosef, seu Ba’la (esposo),
era justo...”
Isto implica que a genealogia de Matityahu não é a do esposo de Miriam,
mas da própria Miriam a mãe de Yeshua, fazendo de Yeshua descendência direta de
David.
Conclusão: Desta forma, a genealogia de Matityahu
deixa de pertencer à Yosef e passa a ser de Miriam. Temos a partir daí duas
grandes contradições resolvidas.
A PROVA DOS DOIS
“YOSEFS”
Em Matityahu (1:16), o pai de Yosef é Ya’akov (Jacó). Em Lucas (3:23), o
pai de Yosef é Eli. Isto somente pode ser possível não se tratando das mesmas
pessoas.
OUTRA INSERÇÃO DOS COPISTAS
Lucas 3:23; “Ora, Yeshua, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos;
sendo (como se cuidava) filho de Yosef, filho de Eli”
Obs: Existe um pequeno ponto a ser
considerado nesta passagem, isto é, nas versões mais antigas encontramos
escrito entre parêntesis que Yeshua era filho de Yosef (como se cuidava ou se julgava), porém esta é uma nota
particular do tradutor e não está incluída nos textos "originais".
Muitos teólogos utilizam-se erroneamente do acréscimo "como se cuidava"
para tentarem justificar que Yeshua era filho adotivo de Yosef, porém nem a
justificativa e nem o acréscimo estão corretos, pois contradizem a ordem
profética (que Yeshua deriva da Zera (Sêmen/espermatozóide de David).
Confirmação por toda a Bíblia
Lucas 4:22; “E todos lhe davam
testemunho, e se admiravam das palavras de graça que saíam da sua boca; e
diziam: Este não é filho de
Yosef?”
*******
Yochanan (João) 1:45; “Felipe
achou a Natan’el, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram
Mosheh (Moisés) na Torah, e os profetas: Yeshua HaNatiziri,
ben Yosef” Yeshua de Nazaré
filho de Yosef!
Yochanan (João) 6:42 “e perguntavam: Não é Yeshua, o filho de Yosef, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz
agora: Desci do céu?
*******
2)- O MASHIACH É FILHO CARNAL DE DAVID:
Matityahu 1:1; “Livro
da genealogia de Yeshua HaMashiach, filho de David, filho de Avraham.
Verso 20 “Eis que em
sonho lhe apareceu um anjo do YHWH, dizendo: Yosef, filho de David”
Matityahu 9:27; “Partindo Yeshua dali, seguiram-no dois cegos, que clamavam, dizendo:
Tem compaixão de nós, Filho de David”
12:23; “E toda a
multidão, maravilhada, dizia: É este, porventura, o Filho de David?”
15:22; “E eis que uma mulher
cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim, que minha filha
está horrivelmente endemoninhada”
21:9; “E as multidões,
tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de David! bendito o que vem em nome do YHWH!
Hosana nas alturas!”
*******
3)- O MASHIACH É DESCENDENTE DA TRIBO DE YEHUDAH:
Matityahu 1:1; “Livro
da genealogia de Yeshua HaMashiach, filho de David, filho de Avraham.
Miqueias 5:2; “Mas tu,
Beit-lechem (Belém) Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Yehudah, de ti é que me sairá aquele que há de
reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da
eternidade”
Confirmação em Matityahu 2:6 “E tu, Beit-lechem (Belém), terra de Yehudá (Judá), de modo nenhum és a
menor entre as principais cidades de Yehudah; porque de ti sairá o Guiaque há de apascentar o meu povo de
Israel.
Hebreus 7:14 “Visto ser manifesto
que nosso Senhor procedeu de Yehudah, tribo da qual Mosheh (Moisés) nada falou acerca de sacerdotes.
Apocalipse 5:5 “E disse-me um dentre os
anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de
Yehudah, a raiz (descendência) de David, venceu para abrir o
livro e romper os sete selos.
*******
PROVA PATERNA INCONTESTÁVEL
Romanos 1:1-3 nos confirma
que Yeshua é filho de Yosef, descendente de David segundo a carne, vejamos:
“Sha’ul (Paulo), servo do Mashiach
Yeshua, chamado para ser Talmid (seguidor), separado para as Boas Novas de
YHWH, o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Separadas
Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da
descendência de Davidsegundo a carne,...”
Se Yeshua é filho carnal de Yosef, descendente carnal de David, da tribo de Yehudah, então conclui-se que a teoria cristã está equivocada, pois o fato do messias ser gerado pela Ruach HaKódesh (Espírito Santo) não indica que ele seja filho de um pai “espiritológico” e de mãe biológica, porém a verdade bíblica contextual nos indica que Yeshua foi gerado por Yosef uma vês cheio da Ruach de Elohim. Se você buscar a literalidade da passagem, verá que há algo de estranho quando diz que: “A sombra de Elohim a cobriu!” Ora, a Ruach (o Espírito) não possui sombra! É evidente que esta sombra se dá por meio de algo físico que no caso podemos deduzir que se chama Yosef.
Se você estudar as mitologias, em várias delas há sempre a idéia de um
salvador com pai divino e mãe humana. No Egito, por exemplo, há a concepção
virginal e miraculosa de Ísis Mery. Esta não é a idéia criada por Semíramis,
que engravidando de seu sacerdote diz que seu falecido filho/marido Ninrode
(que naquela altura tinha sido e aclamado de Baal/Ninrode, o sol) a possuiu e a
engravidou de Tamuz (que significa broto/semente)?
Miriam, a mãe de Yeshua era uma Levita? Vejamos:
"Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado
Zacharyah, da ordem de Abyiah, e cuja mulher era das filhas
de Aaron; e o seu nome era Isabel" (Lc. 1:5).
O que significa ser filha de Arão?
Significa ser descendente de Arão, que era da tribo de Levi. Logo,
Isabel era descendente de Levi e não de Judá. Miriam era prima de Isabel:
"E eis que também Isabel, tua prima (de Miriam), concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril" (Lc. 1:36).
Uma conclusão aleivosa e instantânea é concluir portanto, que MIRIAM ERA DA TRIBO DE LEVI! Será?
Um
exemplo de algo muito comum nos tempos bíblicos é que os filhos de Israel
casavam-se entre si. Existe até uma Mitzvah (Mandamento) proibindo os filhos de
Avraham relacionarem-se com mulheres estrangeiras. No entanto, o casamento
entre os b’nei Israel (Filhos de Ysrael) é uma mitzvá de Elohim. Sendo assim,
não havia problema algum de uma pessoa da tribo de Efraim unir-se a uma pessoa
da tribo de Gad, e assim sucessivamente. E, muito diferente do que se pensa;
isto não ocasiona uma miscigenação entre as tribos! Para melhor compreensão, é
importante destacar que uma criança de pai gadita com mãe judia não fazia dela
pertencente à tribo de Judá. Pois a criança sempre pertenceria a tribo do lado
paterno. Agora, uma criança de mãe benjamita e pai judeu, fazia dela sim
participante da tribo de David. Desta forma, nunca havia o problema de uma
pessoa de uma tribo em Israel se casar com outra pertencente a uma tribo
diferente. No caso de Miriam ser prima da levita Isabel, não faz
necessariamente que ela seja pertinente a tribo de Levi. Quando as Escrituras
afirmam que Isabel era filha de Aaron, realmente prova que a mesma era levita
por parte de pai, porém não nos informa de qual tribo pertencia sua mãe. Assim
como Miriam era judia por parte de pai e não sabemos se sua mãe era levita.
Eu por
exemplo, sou CORDEIRO por parte de pai e SOUZA por parte de mãe. Se isto fosse
em Israel eu não pertenceria a “Tribo Souza”, tribo de minha mãe. Mas a “Tribo
Cordeiro” por ser a tribo de meu pai. No entanto, minha tia Souza (por parte de
mãe), me deu um primo que atende pelo sobrenome Souza Garcia. Ele, apesar de
ser meu primo em Souza, não pertenceria a suposta “tribo Cordeiro”, pois seria
da “tribo Garcia” por parte de seu pai. Então não há problema de Miriam
pertencer a tribo de Yehudá (Judá) e ter uma prima levita, filha de
Aaron!
YESHUA VEIO EM CARNE
Yochanan (João) 4:2 “Nisto conheceis a Ruach (o Espírito) de Elohim: todo espírito que
confessa que Yeshua HaMashiach veio em carne é de Elohim”
Yochanan (João) 1:7 “Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam
que Yeshua HaMashiach veio em carne. Tal é o enganador e o anti-Mashiach.
A FALSA TEORIA “100% DEUS 100% HOMEM”
Existe uma tese por
meio da idéia de que sendo Yeshua filho de Miriam e HaShem ao mesmo tempo, logo
ele é meio humano e meio divino (um Semi-deus), logo é comum ouvirmos que Yeshua
é “100% homem e ao mesmo tempo 100% deus”, no entanto esta concepção vai de
encontro as Escrituras e a base que a sustenta: Elohim é Echad (UM!).
“Porque há um só Elohim, e um só Mediador entre Elohim e os homens, o Mashiach Yeshua, homem” I TM 2:5
Este texto é de suma importância por
vários aspectos; Primeiro por fazer distinção entre Elohim e Yeshua, sendo o
Pai YHWH Elohim e apenas Ele como tal. Assim também Yeshua seu intermediador
para com a humanidade. O segundo ponto importante a se destacar é que Yeshua
recebe a enfática: HOMEM, totalmente humano sem variantes para a doutrina de
100% uma coisa e 100% outra. Esta passagem não deixa sombra de dúvidas de que
Yeshua não é o Pai muito menos Elohim, mas homem.
Observação:
O fato de Yeshua ter sido filho carnal de Yosef e Miriam não implica necessariamente que ele se tornou um pecador por "herdar" o pecado adâmico ou transgrediu a Torah, pois as Escrituras dizem:
O fato de Yeshua ter sido filho carnal de Yosef e Miriam não implica necessariamente que ele se tornou um pecador por "herdar" o pecado adâmico ou transgrediu a Torah, pois as Escrituras dizem:
“Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado” Salmos 32:2 e Romanos 4:8
“Ele não cometeu pecado, nem na sua
boca se achou engano” I Kefah (Pedro) 2:22
A FARSA DO PECADO ORIGINAL
A doutrina romana e antebíblica sobre o pecado original serve apenas
para mascará vários dogmas desta religião. Por exemplo, se você entender o
pecado original tal como o primeiro pecado cometido pelo homem, tudo bem. O
problema é que o pensamento em torno desta frase traz em seu embrião
espiritual, várias heresias como:
a)- Se a Adão foi punido, todos que nascem
de sua semente já nascem pecadores por natureza!
Refutação: Cada ser humano recebe a punição pelos
seus próprios atos, não pela transgressão de Adam. Ademais dizem as Escrituras: “Todos pecaram e destituídos estão da presença de Elohim” Rm 3:23. “Desviaram-se todos, e juntamente se
fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um” Tehilim (Salmos)
53:3
b)- As crianças devem receber batismo
imediatamente para ser expurgado o pecado original.
Refutação: Com esta desculpa, Roma agregou milhares de fieis. Para que esperar uma
pessoa crescer e tomar conhecimento do certo e errado para depois, uma vês de
acordo com o cristianismo, decidir se quer ou não se tornar cristão! Com a premissa
de que um bebê somente deixa de ser pagão (pagãozinho) se for rapidamente
batizado, Roma tira o livre arbítrio do mesmo de decidir sua própria vida
impondo de forma covarde uma religião. A verdadeira imersão deve vir em
sequencia de um profundo arrependimento e uma busca sincera por teshuvá
(retorno à Torah) com a aceitação de Yeshua HaMashiach como oferta voluntária à
Elohim para expiação da culpa. É claro que um bebê não tem consciência de nada
disto, até mesmo que é pecado.
Yeshua livra as criancinhas de todo o
pecado original:
Matityahu 19:14: “Yeshua, porém, disse: Deixai as crianças e
não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus”
Nota: Yeshua inocenta os
pequeninos claramente de todo jugo romano sobre o pecado original. Por não
terem noção do certo e errado, os mesmos não podem ser responsabilizados.
“Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Elohim
como criança, de modo algum entrará nele” Lucas 18:17
“Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus
pais, para que nascesse cego? Respondeu Yeshua: Nem ele pecou nem seus pais;
mas foi para que nele se manifestem as obras de Elohim” Yochanan (João) 9:2,3
Nota: Quando Elohim puniu
Adam, e de certa forma tudo o que está sobre a face da terra, foi para a
manifestação de sua justiça. É comum ouvirmos pessoas reclamando de serem
punidas pelo pecado de Adão. Porém é muito raro alguém se queixar de ser
beneficiado pelo sofrimento de Yeshua. Elohim puniu a todos em Adam para
beneficiar a todos em Yeshua! Que acusação tem Ha’Satan contra isto? Se ousar
levantar reclamação pelo fato de uma pessoa ser beneficiada por outra, Elohim
terá a justiça a seu lado e poderá dizer: Eu puni a todos em Adão (você não
reclamou) agora absorvo tantos quanto quero em Yeshua! Baruch HaShem, nosso
justo Juiz!!!!
Mediante
isto, tenho que destacar um ponto, apesar das crianças nascerem em um mundo
caído, tendo que encarar toda a adversidade que antes da queda do homem não
existia, mesmo assim todas elas nascem santas, sem pecado algum como ratificou
Yeshua dizendo que as mesmas nascem herdeiras do Reino dos Céus! Com tudo isto,
posso afirmar que nascemos puros, o mal é algo que se acopla em nós, é algo que
vem do exterior, de fora para dentro.
Conclusão
Yeshua de forma alguma se torna pecador devido simplesmente por vir da Zera (Semente = Sêmen) de David. Por parte de Yosef, o pai biológico, Yeshua descende genealogicamente da tribo de David, e isto é crucial, pois a zerá (sêmen) do homem é que define a tribo da criança. Por parte de Miriam, a mãe biológica, Yeshua também tem parentesco com a tribo de David.
Por parte espiritual, Yeshua é Cohen
Gadol (Sumo Sacerdote), o Ungido enviado por YHWH, segundo a ordem Atemporal de
Malquitsadik (caráter espiritual) mais excelente e superior a de Aaron que é de
caráter físico e temporal!
Qualquer
doutrina que não seja atestada pela Tanak (1º Aliança) deve ser taxada como
herética!
Yeshaiahu 8:20 “A Torah (a Lei) e ao Testemunho
(Decálogo)! se eles (os profetas) não falarem segundo esta palavra, nunca lhes
raiará a alva”
Na
Tanak, o Mashiach tem que proceder da Zera (semente) de David. Este é um fato
incontestável! Não podemos conceber uma idéia puramente nova, atípico da
profetizada nas Escrituras. “O Novo Testamento” adulterado por Jerônimo a
pedido do papa Dâmaso (fato testificado em carta do próprio Jerônimo ao papa,
segundo a Editora Paulinas Pg 44), não pode jamais ser tomado como base
totalitária para fixar doutrinas. Toda base doutrinária deve proceder da Tanak
(1ª Aliança) e não o contrário disso. Assim, qualquer idéia encontrada no “Novo
testamento” que não encontra subsídio na Tanak deve ser observada com olhar de
dúvidas e um laborioso estudo deve ser feito para se atestar o problema. Muitos
pontos não entendidos na segunda Aliança se dão puramente por falta de
conhecimento da Tanak, outros pontos são torções e transmutações claras e
óbvias do que proferiram os profetas de Israel.
Eu, Santirlon Santos, Navy(PROFETA) das Ketuvim,(ESCRITURAS) e ESTUDIOSO DIDÁTICO das Ketuvim (ESCRITURAS) ORIGINAIS que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Yeshua Ha’Maschiyah, vos saúdo com o shalom de Yeshua Ha’Maschiyah Bem Helohim Há’Shem Y’H’W’H’.
“ORA VEM ADONAY YESHUA
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