Põe-te em Pé, que eu falarei contigo






 Esta voz me disse: Filho do homem põe-te em pé, e Eu falarei contigo. Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.
Introdução: para entendermos melhor a chamada do profeta Ezequiel, precisamos ressaltar alguns fatos que não podem ser esquecidos:

1. A PROCURA DE D'US POR UM HOMEM VALENTE – Ez.22.30
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.”
NOTA:
Todas as vezes que que o povo se esquecia de seu compromisso com o criador, ele se encarregava de levantar um “homem” que pudesse emprestar a“Ele” as suas habilidades humanas, para que junto com a capacidade espiritual, para trazer ao povo um aviso do perigo da desobediência.
1 Crônicas 12:30 Da tribo de Efraim: vinte mil e oitocentos homens valentes, que eram famosos nos seus grupos de famílias. 1 Crônicas 26:8 A família de Obede-Edom forneceu sessenta e dois homens valentes e fortes para trabalharem como guardas do Templo. 1 Crônicas 26:9 A família de Meselemias forneceu dezoito homens valentes. Isaías 13:3 O SENHOR está chamando os seus soldados fiéis, os seus homens valentes, que se alegram com a vitória. Ele os está chamando para que castiguem aqueles com quem ele está irado.
2. .A RAZÃO DE SUA CHAMADA – (Ez.2.1)
a. Denunciar o pecado de jeruzalém (do Povo)
b. Consolar os que ainda que fracos, temiam a0 Deus dos Céus
c. Predizer a destruição de Jerusalém que se aproximava a passos largos.
d. Ezequiel se tornaria “ A voz de Deus” para toda casa de israel

2 . 1-Ezequiel o Homem
Ezequiel era filho de Buzi: era um sacerdote, e provavelmente filho de um sacerdote. Foi levado para o cativeiro em 597 a.C. na segunda leva leva de Hebreus para a Babilônia, pelos Exércitos de Nabucodonozor, Daniel já estava cerca de oito anos. Depois de um breve cerco de Nabucodonozor nesta ocasião asua esposa morre e ele foi tirado do Templo onde haveria de ser sua vida.

3. 2 – A sua chamada
Veio a ele da parte de Deus, para exercer um ministério profético à casa de Israel, aproximadamente aos seus trinta anos de idade. A sua chamada é caracterizado da mesma forma que se deu ao profeta Isaías, foi precedida por uma visão da glória de Deus.






3. 3 – A chamada de Deus Hoje.
Cada profeta recebeu da parte de Deus uma chamada sem igual. Apesar disso, suas chamadas tinham várias coisas em comum. Baseados nessas semelhanças e que podemos aprender os princípios, segundo os quais Deus ainda chama homens e mulheres para servi-lo

3 . 4 – O Deus que Chama
A. Ele está no Controle Total :
Isaías 6. 1 : 1 “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.”
Jeremias 1 . 9 :” Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. 10 Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
Ezequiel 1 . 28:” Como o aspecto do arco que aparece na nuvem em dia de chuva, assim era o resplendor em redor. Esta era a aparência da glória do SENHOR; vendo isto, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava”
B. Ele se importa com o mundo:
Isaías 6.9 : 9 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.
Ezequiel 2 . 4 : 4 Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus.
C. Ele está procurando pessoas para servi-lo:
Isaías 6.8: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.”
Ezequiel 22.30: “ Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.”

3.4 – 0 modo com Deus chama
A. Ele chama porque há uma necessidade:
Isaías 6.9: “Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.”
Ezequiel 2.4: “Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus.”
B. nós nos vemos conforme somos:
Isaías 6.5: “Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”
Jeremias 1.6 : “ Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.”
Ezequiel 1.28: “O aspecto do arco que aparece na nuvem em dia de chuva, assim era o resplendor em redor. Esta era a aparência da glória do SENHOR; vendo isto, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava”
I Corintios 1.26: Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.


C. Ele começa a revelar-se a si mesmo:
• Isaías 6.1: 1 “Visão de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá”. 2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim.”

• Jeremias 1.5: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações”. 6 Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. 7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. 8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. 9 Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.”
• Ezequiel 1.1: “ Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.”

4. A CHAMADA É UM FATOR EXCLUSIVO DE DEUS
Antes de tudo devemos saber que a chamada para o ministério cristão é um fator exclusivo de Deus, não depende de vontade e esforços humanos. Às vezes, Deus chama sem que a pessoa esteja pensando nisso: outras vezes, a pessoa pensa que tem chamada, mas, Deus não a chamou. Aqueles que pensam em dedicar as suas vidas inteiramente ao serviço cristão, e tenham cuidado de se certificarem se possuem realmente indicação específica a respeito, da parte do senhor da Seara.

EXISTE TRÊS TIPOS DE CHAMADA:
• A chamada Falsa (I Sam 18. 19-33) “Então, disse Aimaás, filho de Zadoque: Deixa-me correr e dar notícia ao rei de que já o SENHOR o vingou do poder de seus inimigos. 20 Mas Joabe lhe disse: Tu não serás, hoje, o portador de novas, porém outro dia o serás; hoje, não darás a nova, porque é morto o filho do rei. 21 Disse Joabe ao etíope: Vai tu e dize ao rei o que viste. Inclinou-se a Joabe e correu. 22 Prosseguiu Aimaás, filho de Zadoque, e disse a Joabe: Seja o que for, deixa-me também correr após o etíope. Disse Joabe: Para que, agora, correrias tu, meu filho, pois não terás recompensa das novas? 23 Seja o que for, tornou Aimaás, correrei. Então, Joabe lhe disse: Corre. Aimaás correu pelo caminho da planície e passou o etíope. 24 Davi estava assentado entre as duas portas da entrada; subiu a sentinela ao terraço da porta sobre o muro e, levantando os olhos, viu que um homem chegava correndo só. 25 Gritou, pois, a sentinela e o disse ao rei. O rei respondeu: Se vem só, traz boas notícias. E vinha andando e chegando. 26 Viu a sentinela outro homem que corria; então, gritou para a porta e disse: Eis que vem outro homem correndo só. Então, disse o rei: Também este traz boas-novas. 27 Disse mais a sentinela: Vejo o correr do primeiro; parece ser o correr de Aimaás, filho de Zadoque. Então, disse o rei: Este homem é de bem e trará boas-novas.
28 Gritou Aimaás e disse ao rei: Paz! Inclinou-se ao rei, com o rosto em terra, e disse: Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que nos entregou os homens que levantaram a mão contra o rei, meu senhor. 29 Então, perguntou o rei: Vai bem o jovem Absalão? Respondeu Aimaás: Vi um grande alvoroço, quando Joabe mandou o teu servo, ó rei, porém não sei o que era. 30 Disse o rei: Põe-te ao lado e espera aqui. Ele se pôs e esperou. 31 Chegou o etíope e disse: Boas-novas ao rei, meu senhor. Hoje, o SENHOR te vingou do poder de todos os que se levantaram contra ti. 32 Então, disse o rei ao etíope: Vai bem o jovem Absalão? Respondeu o etíope: Sejam como aquele os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para o mal. 33 Então, o rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima da porta e chorou; e, andando, dizia: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!
NOTA: Aimaás era um homem bom e cheio de zelo,mas,não tinha chamada e por isso não tinha mensagem. Quão inútil e embaraçosa foi a sua corrida.
• A Chamada Divina : é ele próprio que toma a iniciaiva “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” Jo 15.16.
o Elizeu : ! Rs 19.19: “19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. 20 Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. 21 Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.
o Paulo: At 16.19 “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial, 20 mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.”
o Amós: 7.14 Respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. 15 Mas o SENHOR me tirou de após o gado e o SENHOR me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel.
o Timóteo: 1 Paulo chegou às cidades de Derbe e Listra. Em Listra morava um cristão chamado Timóteo. A mãe dele, uma cristã, era da raça dos judeus, mas o pai dele não era judeu. 2 Todos os irmãos que moravam em Listra e Icônio falavam bem de Timóteo. 3 Paulo quis levá-lo consigo e por isso o circuncidou, pois todos os judeus que moravam naqueles lugares sabiam que o pai de Timóteo não era judeu.

• Os Oferecidos:


Jesus põe à prova os que queriam segui-lo Mt 8.18-22 57Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. 58Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 59A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 60Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. 61Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. 62Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Três Posicionamentos em Relação a Missões
“Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão” Sl 126.5

1.Fugir – Jn 1.1-3
O profeta Jonas representa bem essa categoria. Ele foi um dos doze profetas menores, vindo A exercer o seu ministério Profético durante o reinado de Jeroboão II, entre 793 e 753 a.C O livro de Jonas é tido pelos eruditos como o Jo 3.16 do A.T isto é justificado pelo fato de ser um profeta hebreu fazendo missões no meio do povo que não era judeu. Jonas foi enviado para fazer missões na cidade de Nínive, capital do império Assírio.
Jonas se dispôs para fugir de sua missão, ele não queria fazer missões em Nínive só depois de uma tragédia ele aceitou a ser enviado (Jn 1.15). Mas porque ele teve de sofrer este naufrágio poder aceitar a pregar a palavra de Deus? Porque não aceitou de imediato? Ele mesmo responde: Jn 4.2) Egoísmo! Ele não queria compartilhar com os gentios sua herança espiritual.(Rm 3.2)
2.Desistir – O livro de Atos dos apóstolos narra a grande expansão da igreja primitiva. Todavia encontramos um incidente envolvendo missionários na primeira viagem missionária: (At 13:4-6,13). Porque João desistiu de fazer missões no meio do caminho?
Algumas causas prováveis:
a. Porque era primo deste último e foi influenciado por ele.
b. Achou que fazer missões era uma boa oportunidade para conhecer outras terras, mas quando teve o primeiro confronto com umFilho do diabo em Chipre(At 13.1-8) mudou de idéia.
c. pode ser também porque João ainda não tinha consciência missionária, e foi convencido pela emoção.
3.Assumir – Atendendendo ao clamor missionário de seus dias, o profeta Isaías assumiu sua vocação missionária: “Depois disto ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” Is 6.8

TOMANDO POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

TOMAR POSIÇÃO DIANTE DE DEUS : É descobrir o plano de Deus para a sua vida; renunciar suas vontades e anseios pessoais, e está disposto acima de qualquer circunstância obedecer a vontade soberana de Deus.
TOMAR POSIÇÃO DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS: è morrer para a opinião dos outros, é não viver para agradar os homens e sim a Deus.(Sl 37.4,5)” 4Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor,confia nele e o mais ele fará.”.
TOMAR POSIÇÃO DIANTE DE SI MESMO: morrer para si mesmo,ou seja, buscar os interesses de Deus. Devemos renunciar a todo sono carnal, devemos nos esquecer de nós mesmos e buscar o reino de Deus. O nosso alvo deve ser o alvo de Deus. Você foi criado, chamado, impulsionado a realizar estas coisas. (Juízes 6.17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.